por Tânia Motta Nogueira Reis

Nossos sonhos podem virar realidade se trabalharmos por eles, focando o nosso pensamento e ações, bem como na alegria interior que sentimos quando reconhecemos a nossa missão de vida.

Nossa História, Projetos, Livros, Ativismo pela Paz nos Lares e Contato

Em novembro de 2001, eu lançava o “Guia Básico para a Mulher Competente Ser Fútil Burra e Mais Feliz” (com 2a. edição em 2003) com grande repercussão na mídia (TV, rádio e jornais impressos de Salvador). Naquela obra, eu vislumbrava a ideia de criar uma ONG para Mulheres. Corri atrás do meu sonho… O livro foi um sucesso e a necessidade de expandir esse trabalho, culminou na constituição oficial da nossa ONG, em setembro de 2002.

A MONGA – Mulheres Organizadas e Não Governadas Anônimas celebra mais um ano de trabalho reconhecido nacional e internacionalmente, pelos seus projetos sociais e educacionais (palestras, conferências, vivências sobre valores humanos, blogs e , agora, canal no Youtube), que objetiva trabalhar pelos direitos das mulheres, crianças, adolescentes e idosos. Resumidamente, trabalhamos pela paz nos lares, através do combate a violência doméstica (mulher, criança, adolescente e idoso), que tem seu ponto alto na violência contra a mulher.

Em outubro de 2002, tivemos o nosso primeiro evento internacional: o lançamento da MONGA nos Estados Unidos, durante a minha palestra para 200 advogados holísticos de vários países, na 11º Conferência da Associação Internacional de Advogados Holísticos, em Lake Tahoe, Califórnia – EUA, com os temas: O que é ser Advogado Holístico, o livro “Guia Básico para a Mulher Competente Ser Fútil, Burra e Mais Feliz”, Violência Intra-familiar e MONGA – nossa ONG de Mulheres.

Continuei escrevendo os livros de autoconhecimento para mulheres, seguiram-se ao “Guia Básico”, meu primeiro livro, o “Guia Avançado para a Mulher Competente ser Fútil, Burra e Mais Feliz” (2001 e 2003 – 2ª edição); o livro “Deixe de Ser Besta!… e Seja Mais Feliz” (em 2006, esgotado em 2007 e com sua 2a. edição em 2010) e, em 2011, lancei meu primeiro livro infanto-juvenil, para trabalhar temas como valorização da família, a espiritualidade das crianças cristal e 42 valores humanos, chamado “Cansei de Ser Sapo – Guia Básico para Príncipes”, com a ilustração de Diana Motta Nogueira Reis, minha filha, que naquela época era “adolê” (termo que cunhei para os adolescentes), que foi um sucesso de vendas para pais, professores, crianças e jovens.

Logo após o lançamento do livro “Cansei de Ser Sapo – Guia Básico para Príncipes”, na X Bienal do Livro, em 2011, o Governo do Estado da Bahia comprou 100 unidades desta obra para enviar para 100 bibliotecas públicas de 100 municípios baianos, o que muito me alegrou, como autora, ver esta obra chegar a tantos adolescentes, no interior do nosso estado.

Ainda em 2011, criei o blog MONGANEWS (www.monganews.blogspot.com), para estarmos sempre em contato com as notícias que empoderam as mulheres e nossas famílias, conheça os nossos outros blogs, logo abaixo, em Contatos.

Com o advento da Lei Maria da Penha, em setembro de 2006,   como advogada e mulher, percebi a importância de me engajar ainda mais, para divulgar os nossos direitos finalmente conquistados, e passei a dar palestras em faculdades de Direito, empresas, OAB, DEAM – Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, sobre a Paz nos Lares.

A partir de 2007, fui sendo convidada a lançar os três livros na Europa (Suíça, Alemanha e Portugal), anualmente, demonstrando assim, que o entusiasmo da mulher pelo autoconhecimento é mundial. As leitoras europeias e brasileiras, que moram lá fora, também buscam sua essência feminina, espiritualidade, leveza de viver, harmonia familiar e felicidade interior – temas abordados, com muito bom humor, nas minhas obras.

Nas nossas conferências, nossa ONG costumava homenagear também a mulher baiana, que durante nossos eventos, recebiam Certificados de Membro Honorário, para aquelas mulheres que se destacaram pelo trabalho social e cultural desenvolvido no Estado da Bahia. A energia feminina, criadora e vibrante que contagia nossos eventos, toca o coração de todas nós, que, saímos de cada encontro, com a certeza de que a união das mulheres é uma prioridade mundial.

mídia falada, escrita, televisionada e digital têm captado muito bem este movimento da nossa ONG.  Seguimos inspirando, com este trabalho, mais ativistas pela paz nos lares.

Sendo a MONGA de caráter cultural, tivemos vários projetos como: Projeto TPM – Temas para Meditar, palestras que aconteciam em Salvador, na DEAM – Delegacia de Atendimento à Mulher e entrevistas semanais em uma rádio FM local, por um programa dirigido a homens e mulheres.

Fazemos também um trabalho que tem crescido muito, o Encontro de Mulheres – evento voltado para temas femininos atuais como: técnicas de resolução de conflito, mediação familiar, parceria com nossos filhos, imposição de limites e seus benefícios, auto-defesa legal, “bullying” nas escolas e “cyberbullying”, objetivando ampliação da nossa rede de contatos (networking). Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos projetos.

As empresas também já perceberam a importância do trabalho com valores humanos e como é importante trazer para dentro das empresas palestrantes e projetos de interesse dos funcionários, elevando a auto-estima e afastando o efeito “burn-out” (falta de estímulo, depressão e cansaço para o trabalho) do seu pessoal. Com este intuito, criamos palestras sobre: Assédio Moral nas Organizações, evento onde os lugares são esgotados rapidamente. No contato através do nosso site, poderemos levar este projeto até sua empresa. Saiba mais sobre a palestra O Fluxo da Felicidade nas Empresas e como essa energia aumenta a lucratividade e comprometimento de todos pela prosperidade empresarial. 

Neste momento, estamos comemorando quase 20 anos de fundação e sentimos que, através das mídias sociais, imprensa, internet e dos nossos eventos, continuaremos a promover a PAZ NOS LARES, unindo mulheres, homens, crianças, adolescentes e idosos – a família toda – para trabalharmos por um lar mais harmonioso e feliz, portanto, livre da violência doméstica.

Realizamos ciclos de palestras presenciais e on-line, abordando temas variados sobre as mulheres contemporâneas, enfocando a paz nos lares, a importância de projetos de responsabilidade social nas empresas, gestão de pessoas com valores humanos, técnicas de mediação (familiar e empresarial), práticas de meditação para maior equilíbrio energético e melhoria da qualidade de vida.

Após a minha pós-graduação em Terapia Transpessoal, também como terapeuta, percebi a importância de organizamos o Encontro de Mulheres, para tratarmos de questões pertinentes à abordagem evolutiva do feminino, conquistas e empoderamento das mulheres, para lidarmos com a dinâmica de nosso dia a dia, atarefado e produtivo, com um maior equilíbrio.  Muitos encontros foram feitos em condomínios e auditórios, para empoderamento e aumento do nosso networking (rede de contatos).

A partir de 2002, com o lançamento do livro Guia Básico para a Mulher Competente Ser Fútil Burra e Mais Feliz, nos Estados Unidos, com palestra da autora na Conferência da Associação Internacional de Advogados Holísticos, a autora passou a levar o ativismo paz nos lares a vários países.

Desde 2007, a autora tem viajado, para os lançamentos dos seus livros na Europa, com palestra, noite de autógrafos e coquetel com doces e salgados brasileiros.  Seu contato na Suíça,  para compra de livros e agendamento de outros lançamentos : Célia Zweifel – e-mail:czweifel10@hotmail.de    A Sra. Zweifel, socióloga e tradutora (em três idiomas), é a representante da nossa ONG na Europa.

Projetos on-Line da Nossa ONG, para estarmos sempre conectados com você:

Em 2012, criei o grupo “Friends on a Diet”, uma página no Facebook para os membros, leitores e amigos da nossa ONG. Este grupo foi criado com o objetivo de levarmos uma vida mais leve, com mais qualidade na nossa alimentação. E o mais saudável aconteceu: virou um fórum de postagens interessantes sobre sites e links educativos, para colocarmos o foco na nossa saúde pessoal e familiar.

Se o mundo está precisando de mais “green”, poderemos começar pela nossa mesa, ensinando aos nossos filhos uma melhor qualidade nas suas escolhas inteligentes, passando, automaticamente, pelo pensamento verde – saúde, sustentabilidade, natureza e auto-cura.

Neste projeto virtual Friends on a Diet, todos podem contribuir, postando suas dicas e links ou citando fontes interessantes de novas pesquisas, para se sentirem apoiados por pessoas que estão na mesma “página”. 

Com o aniversário da maioridade de nossa ONG, em setembro de 2020, estamos lançando novidades para você:

  1. Nosso site foi renovado e atualizado.
  2. Atualizamos também o Estatuto Social da nossa ONG e convidamos a psicóloga Diana Motta Nogueira Reis para assumir a Vice-Presidência da ONG.  A vivência de Diana, desde pequena, viajando comigo para as conferências, lançamento de livros e palestras, fez dela a mais constante voluntária da ONG, além de registrar as fotos de muitos eventos, ela passou a trazer para dentro da escola e da faculdade discussões de temas importantes para o empoderamento feminino na infância e adolescência, a fim de afastar, preventivamente, a violência contra a mulher.

Em julho de 2020, a sentindo a importância de seguirmos conectados, mesmo diante do isolamento social proposto pela pandemia de 2020, resolvi criar o canal no YouTube “Mãe Pode Tudo com Tânia Motta”, onde gravo, semanalmente, cinco vídeos com temas criativos, informativos sobre Direito, Psicologia e Ecologia, com leveza e alto astral, podendo unir, digitalmente, todas as mulheres, homens, crianças, adolescentes e idosos, no recanto de seus lares, para formatarmos juntos um novo porvir, um mundo melhor, mais feliz, próspero e fraterno.

Percebendo a grande aceitação e comentários de incentivos no Youtube, em agosto de 2020, criei um novo projeto.  Nossa página no Facebook, aberta ao público, chamada “Ser a Prata da Casa”, criado com o objetivo de trazer os idosos para o centro da atenção familiar, na pandemia 2020.  Esta página foi criada para acessar a sabedoria dos membros longevos das famílias, para grupos de idosos se conectarem, compartilhando fotos, vídeos, mensagem dos filhos e netos com fotos dos pais ou avós, dizendo por que eles são a Prata da Casa. Uma homenagem a estas pessoas que fundaram suas famílias e acreditam que o nosso maior valor está no SER e não sobre TER. Com o objetivo de valorizar o idoso e colocar uma luz na vida, trazer esperança e amor por suas histórias vividas na família. A longevidade dos pais e avós é o maior presente para todos nós.

Nesta pandemia, precisamos fortalecer os idosos, bem como homenagear e orar pelos que se foram, podendo ser postada também uma foto com homenagem póstuma ao ente querido que partiu.

Assim, sempre nos colocamos em contato, na internet, a um click de todas vocês, cada vez mais perto e conectados, para construirmos um mundo melhor, a partir da paz semeada no nosso lar, levando sempre o lema da nossa ONG: “Educar é Proteger.”

Contatos:

E-mails:

nreis8@hotmail.com
ongdemulheres@hotmail.com
maepodetudo.taniamotta@gmail.com

Instagram: @taniamottanr

Facebook: www.facebook.com/taniamotta.nogueirareis

Outros links e blogs da Autora:
www.monganews.blogspot.com.br
www.anaturezaadolesceemmim.blogspot.com.br
www.taniamottanreis.blogspot.com.br
www.nrconsultorialtda.blogspot.com.br